Thursday 2 October 2008

MAD ( Museum of Arts and Design)

O Museu das Artes e Design, em Nova Iorque, tem prevista a sua reabertura para estes dias, apesar de uma difícil e controversa batalha em que esteve envolvida a "reabilitação" do edifício original da autoria de Edward Durell Stone.

A proposta, agora construída, da autoria do arquitecto Brad Cloepfil (Allied Works Architecture), continua a receber as mais fortes críticas de arquitectos, críticos e imprensa, sobretudo relativas à destruição do edifício original, considerado património da cidade. Para além disso, críticas têm sido feitas relativamente ao próprio design, materiais, detalhes, todos os aspectos têm servido para continuar a alimentar esta polémica (justificada?).

Para quem não vive(u) em Nova iorque e não pôde experienciar o edifício original, é este Museu um projecto assim tão mau? É um projecto sóbrio (daquilo que é possível concluir a partir do exterior) com um uso racional de materiais e cores que incorpora ainda uma linguagem abstracta através de manchas e linhas que atribuem às fachadas uma certa dinâmica, sem recorrer a soluções espampanantes tipo Gehry. Talvez não seja um edifício de leitura imediatista (mesmo pelos críticos???) mais ao estilo americano, mas o MAD não é um mau projecto. O tempo o dirá. Se assim for, e numa cidade que se altera/muda/renova à velocidade de Nova iorque, este edíficio será substituído por um melhor (?) no prazo de 20/25 anos (se tanto).

No comments:

Locations of visitors to this page