Sunday 27 September 2009

Rumo ao Leste


Numa altura em que ainda respondia pelo nome de Charles-Édouard, e com os seus inocentes 24 anos, aquele que viria a tornar-se o arquitecto mais marcante do século XX decidiu trocar a "Grand Tour" (a viagem "obrigatória" pelas grandes capitais europeis) pelas incógnitas cidades e culturas da Europa de Leste incluindo Viena, Budapeste, Bucareste, Istambul, Atenas, entre muitas outras.

Durante os sete meses que esta viagem durou, o jovem estudante manteve um diário, com um conjunto de reflexões muito pessoais, relatando as experiências que viveu, o que via e o que sentia, mantendo sempre uma postura mais ou menos aberta para estas culturas e gentes que agora se começavam a revelar. Tudo isto acompanhado por inúmeros desenhos, esboços ou simples apontamentos, hábito que iria manter para o resto da sua vida.

Publicado a título póstumo (por imposição do próprio), este livro é um verdadeiro romance de aventuras, que de alguma forma nos leva às nossas leituras juvenis em que tudo é lido num ápice. Embora não sendo um "livro de arquitectura" este diário faz as delícias dos geeks da arquitectura, permitindo uma aproximação à pessoa e não à obra, sem no entanto esquecer as multíplas referências arquitectónicas e este sentido de descoberta da profissão que o iria tornar famoso.

No comments:

Locations of visitors to this page