Sunday 6 April 2008

Nova Ópera de Oslo

Com a aproximação da Gala de inauguração da Nova Ópera de Oslo, inicia-se um grande corropio em toda a cidade para entregar aos cidadãos desta cidade o fruto de um processo muito polémico. Embora ainda não totalmente finalizado, os cidadãos e os media estão já num alvoroço sobre aquele que se pretende que seja a nova imagem de Oslo e de uma Noruega moderna e a pensar num futuro.

Para muitos será a confirmação de um "elefante branco" que em nada reflecte os valores da sociedade norueguesa, para os opositores ao projecto a confirmação de um edifício falacioso cuja concretização foi facilitada pela intensa cobertura mediática, para outros o alívio ao ver que afinal não é assim tão mau. Perfeitamente satisfeitos, acredito, estarão os arquitectos do Atelier Snøhetta, por ver a obra finalmente contruída.

Independentemente de todas as contradições existentes ao longo do processo, e da opinião individual de cada um, no final, será apenas mostrada a máscara de orgulho nacional e confiança no futuro. Utilizando a ocasião que está a fazer despertar a cidade, pelo menos durante uns meses, serão apresentadas algumas imagens, fotos, comentários ao edifício da Nova Ópera de Oslo.

No comments:

Locations of visitors to this page