Monday 6 October 2008

Hearst Tower


A Hearst Tower, apesar de recente, encontra-se envolvida num conjunto de simbolismos, significados, ao mesmo tempo que é, a vários níveis um sinal de esperança. Num sentido, foi a primeira torre a ser concluída depois do fatídico 9/11, por outro, a primeira torre "verde" da cidade, sinal de optimismo para a sustentabilidade de uma mega-metrópole vs ambiente.Desde 2006, Nova Iorque ostenta o seu primeiro "Green building", da autoria de um "Sir" há muito envolvido nestas matérias, Norman Foster. Tal como o arquitecto tem vindo a desenvolver, esta torre incorpora um conjunto de estratégias que irão permitir uma redução significativa dos custos energéticos do edifício, do mesmo modo que se procedeu à utilização de vários materiais reciclados para a sua construção, nomeadamente, 80% do aço empregue é reciclado.
Obviamente, todas as questões ambientais são há muito uma preocupação dos profissionais da área, mas em muitos casos tem acontecido que, na perspectiva da auto-suficiência energética e todos os temas afins, dir-se-ia que os conceitos arquitectónicos são basicamente esquecidos e transforma-se o edifício numa máquina de poupar energia esquecendo-se que arquitectura é também espaço, e mais ainda, espaço qualificado (para além do sentido físico que a própria questão envolve).

Pois esta torre, apresenta claramente uma imagem forte que (acredito) envolva um conjunto de espaços, diferenciados, apelativos, com características de luz variáveis, tranformando espaços de escritórios / lugares de trabalho em algo motivador / inspirador. Obviamente que estamos também a falar de imagem / media, tão ao estilo do Sir, mas porque não, desde que isso contribua para criar a fun-cidade (qual fun-palace).

Além do mais, dizem eles. a estrutura triangular, poupa na quantidade de aço estrutural empregue. Ganhamos todos!

1 comment:

Willian said...

Muito boa essa matéria. Estava pesquisando justamente esse monumetal
artigo de nada mais que NORMAN FOSTER, pois, estou no ultimo projeto arquitetonico na mateira de projetos, do meu 4° período de Arquitetura & urbanismo. Escolhi esse edifpicio como base referencial de estética,estrututral e tratamento platico quanto aos materiais empregados.. Meu projeto de uma loja pra uma grife de roupa (GUCCI, seguirá tais conceitos desse arquiteto que gosto tanto...
Abraçoss

Locations of visitors to this page