Monday 13 February 2006

Pepperkakehus


Ao vasculhar coisas no pc, encontrei algo do qual já não me lembrava. Trata-se de uma tradição natalícia norueguesa que tive oportunidade de experimentar e interpretar: a pepperkakehus, cuja tradução em inglês é pepper cake house (a tradução para português soa-me estranha, mas acho que é compreensível o sentido).

Por épocas natalícias este povo dedica-se à culinária para fabricar estas “casinhas”, normalmente com uma linguagem tradicional e aspectos pitorescos (os de agenda mais ocupada podem comprá-la já feita). Levou-me um certo sentido experimentalista (e o facto de não fazer parte das minhas memórias de infância a casinha dos fjords) a testar até onde chegava a capacidade deste bolo. Não fiquei desiludido, pelo contrário, gostei do resultado, e não pude evitar a visão dos MVRDV e do Rem a construírem maquetas com bolo e o tamanho dos fornos. Deixo à imaginação….

(a quem experimentar, recomendo um ambiente seco, pois a minha estrutura desmoronou-se ao fim de 2 dias devido à humidade, qual Dalí).

No comments:

Locations of visitors to this page