Wednesday 1 February 2006

Euralille

Percebi que o problema das livrarias por estas terras era o facto de serem sobreaquecidas, para além de estarem actualizadas com o que de mais recente é editado por esse mundo fora. Mas encontrei também algo, já com uns anos, que não deixou de me surpreender, quer pelo conteúdo quer por ser algo perfeitamente desconhecido para mim (o livro).

Este conjunto de textos revela parte daquilo que será uma das poucas intervenções em grande escala na cidade (XXL nas palavras de Rem Koolhaas), neste caso Lille, França. No fundo, trata-se da reunião de entrevistas aos mais diferentes intervenientes na recuperação/ reconstrução/ construção de raiz do centro de uma cidade europeia, com todas as questões que envolve relativamente a conservação, património e centros históricos.

As estrelas do panorama arquitectónico internacional (Koolhaas, Nouvel, Portzamparc, etc.) dão o seu testemunho, mas também todos os outros menos conhecidos dão os seus pareceres, desde engenheiros viários, engenheiros de estruturas entre muitas outras especialidades, representantes dos clientes, etc.

Aquilo que realmente se destaca deste livro é o peso do cliente na tomada de decisões. Longe do mundo académico que nos forma (e enforma?) é o cliente aquele que toma as decisões, baseadas em questões orçamentais, de “gosto”, de preconceitos, que limita /define a forma, os materiais, os acabamentos, etc. influenciando decisivamente aquilo que é a qualidade do “objecto” arquitectónico. Bem-vindas as poéticas que sobrevivam a clientes reaccionários.
Para os fãs da imagem e do grafismo, este é um livro que deixa muito a desejar. Esquiços, fotos, desenhos têm dimensões exíguas, constituindo apenas uma pequena ajuda na leitura do(s) projecto(s).

No comments:

Locations of visitors to this page