Sunday 16 March 2008

"Varandas em Duplex"


"Varandas em Duplex" são geralmente situações agradáveis. Não sendo propriamente uma inovação recente, são de louvar os poucos exemplos que vão aparecendo no panorama urbano deste tipo de situação.

Pela espacialidade que incorporam, pela forma como relacionam os espaços interiores de um ponto de vista exterior, pela vivência que permitem, pela segurança que transmitem, são de certo ambientes que valorizam, quer em termos económicos quer espaciais, a habitação e a experiência do habitar.


No exemplo da imagem, um edifício recente numa cidade escondida no sul da Noruega, Larvik, há no entanto que questionar a questão luz / sombra. Numa país, e cidade, em que a luz natural não é de todo abundate, há que indagar sobre os sitemas de exposição /sombra do plano mais recuado deste espaço e os reflexos no espaço interior. Se bem que exteriormente seja um exemplo espacial que revela pensar e pesquisa, parece que funcionaria melhor num contexto mais mediterrânico onde a exposição solar é efectivamente um "problema" e existe a necessidade de criar espaços protegidos e sombreados.

A importação de modelos e a ideia de uma "arquitectura global" leva por vezes a exemplos desta natureza, jogos formais e espaciais de certo interessantes, mas pouco adaptados às realidades e contextos locais.

No comments:

Locations of visitors to this page