Wednesday 19 March 2008

Sverre Fehn - Norsk bremuseum

No decorrer da homenagem que se está a prestar ao arquitecto Sverre Fehn, vieram-me à memória outras viagens e com elas outras obras deste arquitecto. O Norsk Bremuseum (Museu Nacional dos Glaciares), situado no coração de Fjærland, em Sogndal, data de 1991-1993.

O volume do Museu, complexo na intersecção das várias formas, mas claro pela simplicidade dessas mesmas formas, trata-se de uma das poucas intervenções presentes em todo este deserto vale, para além da própria auto-estrada que o percorre. Ao dramatismo da paisagem envolvente com as agrestes montanhas e a visão para o pouco que ainda resta dos glaciares, o arquitecto optou pela afirmação de uma marca humana no território, não numa tentativa de igualar as hercúleas montanhas escavadas pelos glaciares mas sim com a intenção de deixar uma pegada (footprint) no território.


Como é marca no trabalho do arquitecto, este projecto revela um atento cuidado no que diz respeito à utilização dos materiais e aos respectivos pormenores. Neste projecto torna-se evidente a preocupação em aliar materiais e técnicas construtivas ancestrais e tradicionais do país com materiais de uso mais corrente. A grande pala de entrada, com as asnas estruturais em madeira e cobertas por placas de xisto dialogam com a restante estrutura de betâo aparante e os panos de vidro.
Todo o espaço é encerrado por uma cobertura / miradouro plano que constitui um lugar priveligiado para a observação de todo o vale e em particular do glaciar ao fundo. Existe na criação deste plano uma ideia de redução do visitante ao seu papel insignificante perante a grandeza e esplendor de toda a paisagem em redor, diria mesmo que este espaço encerra em si um forte sentido metafísico e filosófico.

No comments:

Locations of visitors to this page