Sunday 21 September 2008

Andy Warhol by Andy Warhol





(foto recolhida da internet)

O Museu Astrup Fearnley tem o orgulho de apresentar ao público a exposição mais cara alguma vez organizada na Noruega. Os números são exurbitantes, o que é perfeitamente justificado pelo facto de se tratar de um dos artistas mais cotados no mercado, bem como pelo facto de a grande maioria das obras expostas ser oriunda sobretudo da Europa e Estado Unidos. Surpreendentemente, mas talvez por se tratar do País das Maravilhas, a entrada é gratuita. (No aclamado Museu Munch o preço normal dos bilhetes é 10€ por pessoa).
Segundo a organização, esta exposição pretende mostrar o lado mais pessoal do artista, ou em que medida é que existe um lado pessoal na obra de um artista como Andy Warhol (1928-1987) ou como é possível separar o lado pessoal da obra em si. Como seria de esperar, exposição acaba por cair nas imagens mais conhecidas do artistas e nas suas preocupações/ relações com a sociedade do tempo: a guerra, as personalidades icónicas do século XX, os produtos de consumo quotidiano, a sexualidade, a morte e os auto-retratos. Destaque seja feito para um conjunto de videos do artista apresentados em diversas pequenas salas. Destaque também (ou não estivéssemos nós na Noruega) para uma intrepretação de O grito e da Madona (ambos do pintor Munch) e um retrato da Princesa Sonja (actual rainha da Noruega, na imagem).
Apesar da pequena área do Museu, foi conseguido apresentar uma parte significativa da obra do artista e como seria de esperar (mesmo num país onde o artista não é particularmente conhecido) o público afluiu de forma significativa, sobretudo crianças e bebés (e não seja usada a desculpa clássica de que eram escolas, pois tratava-se de um sábado de manhã, e íam ao colo dos pais).
Uma boa oportunidade para ver importantes obras de Andy Warhol (sobretudo os vídeos). A decorrer até 14 de Dezembro, para quem passar por estas paragens.

No comments:

Locations of visitors to this page