Saturday 27 September 2008

MoMA

O MoMA (Museum of Modern Art) constitui um dos museus mais influentes do mundo em termos de Arte moderna, abrangendo a sua colecção campos como a arquitectura, design, pintura, desenho, impressões, etc., não surpreendendo portanto as verdadeiras romarias e as filas intermináveis para entrar no museu. De tal forma que para conseguir observar algumas das peças é necessária uma grande dose de paciência, sobretudo no que se refere ao nomes mais sonantes de pintores do século XX.
O edifício original, projectado por Philip Goodwin e Edward Durel Stone, foi aberto ao público em 1939, sofrendo o edifício grandes obras de renovação (2002-2004) pela mão do arquitecto nipónico Yoshio Taniguchi, envolvido, como seria de esperar, em numerosas críticas e protestos.

No edifício é de salientar a organização em torno de dois espaços centrais: 1- o grande vazio interior que desempenha um papel fulcral na comunicação visual entre os diversos pisos, funcionando com ponto de refência num museu destas dimensões, evitando a sensação de desnorteo; 2- o magnífico Jardim das esculturas, pequeno Éden no centro de Nova Iorque, presença constante durante a circulação no interior do Museu, proporcionando ao mesmo tempo a entrada de uma luz natural e suave no interior das galerias.

De entre a gigantesca colecção destacaria a secção de arquitectura, com numerosos desenhos, maquetas, fotos, etc. dos mais consagrados arquitectos dos ultimos 100 anos.

No comments:

Locations of visitors to this page