Friday 12 September 2008

ONU


A Sede da Organização das Nações Unidas teve por base uma proposta inicial dos históricos Oscar Niemeyer e Le Corbusier, tendo sido construído entre 1949 e 1952, mantendo-se ainda hoje como um marco na cidade de Nova Iorque. No entanto, Manhattan não foi a primeira opção, não tendo sido sequer uma decisão consensual. Como seria de esperar num projecto desta dimensão nem todas as decisões foram consensuais, e mesmo no que diz respeito aos códigos construtivos e contra-incêndios algumas das regras tiveram de ser quebradas.

O conjunto, embora actualmente um pouco apagado pelos grandes volumes envolventes, continua a ter o esplendor de um bela obra modernistas onde os traços de ambos os arquitectos-base do projecto estão bem marcados. Talvez pelo equilíbrio entre as linhas horizontais e as verticais, talvez pelo contacto com o plano de água, talvez pelo contraste com a envolvente, o conjunto desperta a atenção, sedunzindo os traseuntes.
Se em Nova Iorque, a leitura das linhas e dos planos verticais se impregna na memória, este projecto salta à vista pelo balanço entre o grande volume paralelipipédico vertical e o volume da Assembleia, mais horizontal. Consciente de que poderá não ser uma das primeiras opções numa viagem a Nova Iorque, a visita à Sede da ONU recomenda-se (visitas guiadas no interior disponíveis).

No comments:

Locations of visitors to this page