Friday 27 June 2008

Um salto a Lisboa, uma viagem a Le Corbusier


Poupo-me desde já à caracterização da obra ou mesmo do arquitecto conhecido como Le Corbusier, da importância da sua figura bem como do contibuto que representa para a história da Arquitectura, da influência que constitui em muito do que fazemos e vemos na actualidade. Uma pesquisa rápida dará mais e melhor informação do que poderia aqui inserir.

Assim sendo, refiro-me à exposição (patente no CCB, Lisboa, até 17.08.2008) Le Corbusier - Arte da Arquitectura. Organizada pelo Vitra Design Museum Weil am Rhein, em colaboração com o Netherlands Architecture Institute e o Royal Institute of British Architects, esta constitui a maior exposição do arquitecto em Portugal.

Exposições de Arquitectura (ou de arquitectos) constituem, regra geral, um monstruário (facilitismo?) de maquetas e uns painéis (muitas vezes de qualidade gráfica duvidosa). Esta constitui de certo uma das melhores exposições (de arquitectura) que alguma vez tive a oportunidade de ver. As maquetas, elemento fundamental para a compreensão de um projecto (sobretudo por parte do público alheio a estas matérias) estavam lá, as originais (de estudo) e as feitas à posteriori. Painéis, nem vê-los. O público agradece. Em vez de isso, optou-se por mostrar os desenhos originais do arquitecto /artista. Desenhos de projecto. Desenhos de viagem. Pinturas. Esculturas. Mobiliário. Para alguém que era um desenhador compulsivo, esta será provavelmente a melhor forma de homenagear a obra e o arquitecto.

A exposição percorre os pontos altos da sua longa carreira enquanto arquitecto, mas como o próprio menciona "Não existem escultores só, pintores só, arquitectos só. O acontecimento plástico realiza-se numa forma una ao serviço da poesia" e nesta medida são mostrados os vários campos a que, de forma diferenciada, o artista foi dedicando atenção, tempo e trabalho ao longo da sua vida.

A exposição não é (nem é suposto ser) uma catalogação infinda da sua obra, mas sim um modo de dar a conhecer o carácter multifacetado da sua obra (maioritariamente conhecida do ponto de vista arquitectónico), aliando inclusivamente objectos do foro pessoal, que de alguma forma revelam as inspirações do arquitecto / artista.

A nao perder! (mesmo para os menos familiares com as lides do espaço)

No comments:

Locations of visitors to this page