Tuesday 9 September 2008

New York, New York, Rentrée


O Verão é, para a maioria, tempo de férias, descanso, ou trabalho. As ocupacões são várias e os Apontamentos foram de férias. A famosa rentrée representa o regresso à actividade da maioria e com isso os Apontamentos voltam a ver a luz do dia como post-it's colados no ambiente mais quotidiano de qualquer vida.

Os Apontamentos deste Verão foram a paragens Nova iorquinas e são muitos e variados.

Nova Iorque é talvez uma das cidades acerca das quais foram criados mais clichés. Através do cinema, música, literatura, séries telivisivas, etc... Em grande medida, sim, corresponde. Mas não só. Nova Iorque é isso e muito mais. Do ponto de vista Urbano, Arquitectónico, Social... Nova Iorque é Um / O mundo. Sínteses? Será difícil, e receio, que as minhas competências possam não estar à altura de tal trabalho. Durante os próximos apontamentos ficarão algumas visões, obviamente pessoais, em todos os sentidos condicionadas pelo olhar do observador.

Para o "turista" europeu, não me consigo recordar de nenhuma cidade no velho Continente que, ainda que de forma simplista, possa servir como exemplo de comparação ou de aproximação a uma leitura da "Grande maçã". Nova Iorque é diferente de tudo e ao mesmo tempo é possível reconhecer "bits and pieces" do resto do mundo, seja do ponto de vista social, cultural ou arquitectónico. Nova Iorque é em muitos sentidos o que de "melhor"(?) o mundo e a cultura contemporânea têm para oferecer (ou será isto apenas mais um cliché?). Eventualmente, tudo isto soa a ideias correntes e banais, mas foi efectivamente a experiência vivida / sentida.

A cidade enquanto justaposição das mais diferentes culturas, tempos, ideias, conceitos. A cidade enquanto amálgama (Caos, se quiserem) que funciona.

1 comment:

C. said...

Nova Iorque, pode ser tudo isso que tu e a maioria dizem, mas tudo depende do olhar do observador. No meu olhar, é areia e betão a mais na vertical, que turva o olhar. Falta o verde na horizontal, para nutrir a psique!..

Bjs

c

Locations of visitors to this page